Você sabia que cães e gatos podem apresentam alergias que causam doenças na pele e ouvidos? A alergia é resultado de uma reação do organismo quando este em contato com alguma substancia ou alimento que cause um excesso de resposta imunológica.

Isso acontece em seres humanos também! Por exemplo, existem pessoas alérgicas ao camarão, a roupas de lã, a poeira doméstica e assim por diante.

As doenças alérgicas são comuns e merecem atenção, pois podem causar desconforto e evoluir para lesões mais sérias na pele e também infecções graves no ouvido.

Já pensou você passar o dia se coçando? Isso acontece com os animais alérgicos e diminui muito a qualidade de vida deles.

E a quais substancias os animais podem ser alérgicos?

Para ficar mais fácil de entender, vamos dividir em três grupos:

  • Alergia a picada de pulgas e carrapatos
  • Alergia aos alimentos
  • Alergia a substâncias que encontram-se no ambiente, como aos ácaros, poléns de árvores, pólens de gramíneas e a determinados fungos.

 

Quando eu devo desconfiar de que meu animal tem alergia?

Se os seu cão apresenta algum destes sinais clínicos, é muito provável que ele possua alergia. São eles:

  • Coceira (prurido)
  • Vermelhidão na pele (eritema)
  • Feridinhas pelo corpo (pápulas, pústulas)
  • Lambedura de patas
  • Lambedura na região genital
  • Infecções no ouvido (otite)
  • Coceira ao redor de boca e olhos


A alergia tem de cães e gatos tem cura?

Assim como em seres humanos, as alergias em animais não possuem cura, mas podemos controlar e dar uma boa qualidade de vida aos animais, evitando ou espaçando as crises alérgicas.

E como é feito o tratamento?

Em primeiro lugar tiramos as infecções e inflamações da pele e ouvidos, devolvendo conforto ao animal. Em seguida precisamos descobrir qual ou quais as substancias causadoras da alergia.

É importante consultar um veterinário especializado, pois as alergias podem ser confundidas com sarnas, micoses e outras dermatopatias. É muito comum em minha rotina atender cães que passaram por no mínimo 3 veterinários e não foram diagnosticados com a verdadeira doença causadora de todo incomodo ao animal.

Raças mais propensas a ter alergias

Embora todas as raças possam ser acometidas, algumas são mais propensas. Dentre elas: shih tzu, lhasa apso, pug, buldogue francês, buldogue inglês, Golden retriever, schnauzer e maltês.

Perfume e materiais de limpeza causam alergia no meu pet?

Não, os animais não são alérgicos ao perfume. Eles podem ter alguma sensibilidade, espirrar, mas não fazer alergias na pele.

Os produtos de limpeza que utilizamos também não causam alergias, basta deixá-los secar no chão antes de deixar seu cão entrar no local. Fazendo isso, estes produtos não irão causar nenhum problema ao seu animal.


As alergias surgem em que idade?

Podem aparecer desde bebes, adultos jovens ou até adultos mais velhos. Tudo vai depender da exposição a um alérgeno.

Por exemplo: um cão com alergia a certo pólen de gramínea e que vive em apartamento provavelmente não desencadeara crises com frequência. Se este mesmo cão for viver em uma casa quando já velhinho, somente então as crises alérgicas apareceram.

Quando uma coceira é uma alergia?

Um prurido constante, mesmo sem lesões, pode ser alérgico. Se houver prurido também em patas, axilas, abdômen, pescoço ou ouvidos, seu cão pode ser alérgico.


M.V Tatiana Charello Bannach, Msc., Dermatóloga
CRMV 8837

Agende sua consulta com especialista em alergias:
42 9907 4425

Dra Tatiana Charello Bannach

CRMV: 8837
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária – SBDV