A primeira coisa a que devemos nos atentar é, que se um animal é alérgico a coisas que estão no ambiente (ácaros, polens, fungos..), o banho é indispensável para ele. O banho para este animal não será para hidratar a pele e sim para retirar os alérgenos da pele e dos pelos.
O importante é que o produto deve ser adequado. Um animal alérgico é um animal inflamado, e por isso o shampoo é especial.
Cuidados com o banho do pet alérgico
- Utilizar um shampoo especial que o veterinário especializado irá recomendar (poderá ser hidratante, antisséptico, antifúngico, etc. Tudo irá depender de qual fase da doença o animal está.
- A água do banho deverá ser morna. Nem gelada, nem quente. A pele do animal alérgico é muito sensível, e temperaturas não adequadas podem iniciar um quadro de coceira.
- Durante o banho o animal deve ser massageado gentilmente, nunca ser esfregado. O atrito também pode iniciar um quadro de coceiras. Lembre-se- se que animais alérgicos são muito mais sensíveis.
- Pode usar condicionador, mas somente nos pelos!! Nada de passar na pele (isso vale para animais com pele saudável também).E lembre-se de enxaguar muito bem.
- Na hora de secar cuide para que o secador não seja muito quente , nem muito frio!
- Pode passar a toalha para tirar o excesso de água, mas nada de esfregar muito pra não fazer atrito.
- O mesmo vale para a escovação: escove os pelos e não a pele. E nada de puxar os pelos para não causar irritação.
- E pode passar perfume sim , seu cão pode ser alérgico e cheiroso sem problemas. Porém, se ele ficar espirrando ou se esfregando após passar o perfume, você deve suspender o uso.
- Leave in nos pelos também podem ser utilizados. Mas lembre-se: No pelos e não na pele.
- Também pode utilizar enfeites, porém cuide para que não façam atrito com a pele, como é o caso de gravatas, bandanas e gargantilhas. Lacinhos podem ser utilizados desde que seu animal não fique incomodado tentando retirar. E nunca deve- se apertar muito para não machucar ou incomodar.
Enfim, um animal alérgico pode e deve tomar banhos! A frequência e produtos utilizados devem ser recomendados por um médico veterinário dermatologista!
Os banhos podem ser feitos em casa ou no petshop, desde que as recomendações sejam seguidas direitinho.